Últimas

AO VIVO | APOIE

Piauí é o Estado com maior número de queimadas no Brasil, revela INPE

sábado, 22 de setembro de 2018
O Piauí é oficialmente o Estado com mais focos de queimadas monitoradas no Brasil. O levantamento foi publicado na tarde desta sexta-feira (21) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Segundo os dados colhidos através de satélite, foram detectados 529 focos de queimada somente nas últimas 48 horas. O Estado, que até ontem perdia apenas para o Amazonas, agora supera em muito o estado da Bahia, que registrou 449 focos.

Todos os anos o Piauí atinge altos índices de registros de queimadas por conta das altas temperaturas e baixa umidade que atingem todo o Estado durante o segundo semestre do ano. Em 2018 já foram registrados mais de 53 mil focos de queimadas, sendo mais de 3 mil, somente nos quatro primeiros dias do B-R-O BRÓ, período considerado o mais quente no estado e que abrange os meses de setembro, outubro e novembro.

Preocupado com a chegada do período mais quente do ano e histórico índice elevado de queimadas em anos anteriores, o Ministério Público junto a outros órgãos lançaram  dia 13 de setembro o Projeto Corta-fogo.
Fonte: INPE