Últimas

AO VIVO | APOIE

Engenheiros da SEMAR fazem vistoria e reafirmam a segurança da barragem de Piracuruca

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019
Na manhã desta sexta-feira (08/02), os engenheiros da SEMAR (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí), estiveram realizando vistoria nas condições estruturais da barragem do Rio Piracuruca e constataram que não há nenhum risco de ruptura em sua estrutura.


Atendendo a um ofício emitido pela Prefeitura de Piracuruca, solicitando um relatório do órgão responsável pela barragem, a SEMAR enviou os engenheiros civis, Washington Figueiredo, Lailson Ancelmo e Luciano Pessoa. Os fiscais realizaram vistoria por toda base de sustentação e pontos críticos da barragem e constataram que não há o menor risco de rompimento.


O relatório da visita será produzido e enviado a gestão municipal em um prazo de até 10 dias. O secretário de Meio Ambiente Manoel Filho, acompanhou todo o trabalho dos fiscais.




A barragem de Piracuruca, foi construída no início da década de 90, há quase 30 anos, pelo então governador Freitas Neto, é a 4ª maior do Piauí com seus 250 milhões de metros cúbicos de água.

A VERDADE SOBRE O VAZAMENTO NO VERTEDOURO DA BARRAGEM
Foi divulgado em redes sociais, um vídeo registrando um vazamento no vertedouro da barragem, alertando a ameça de rompimento, algumas pessoas estão compartilhando novamente estas imagens e amedrontando a população. Estas imagens foram publicadas no YouTube em junho de 2012, o problema foi reparado naquele mesmo ano, os pontos de vazamento foram vedados e foi construída uma barreira de concreto em volta do vertedouro.