Últimas

AO VIVO | APOIE

Polícia Federal cumpre mandados no Palácio de Karnak e Secretarias no Piauí

quarta-feira, 25 de setembro de 2019
A Polícia Federal cumpre mandados judiciais no Palácio do Karnak, sede oficial do poder executivo estadual no Piauí. Equipes estão no local desde às 6h, desta quarta-feira (25), em pelo menos dois carros. A operação batizada de Satélites é a segunda fase da operação Topique que investiga crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude em licitação que teriam sido praticados por gestores públicos da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc) e por empresários contratados para prestação do  serviço de transporte escolar.

A operação conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF). Cerca de 80 policiais federais e 10 auditores da CGU dão cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão, sendo 18 em Teresina e um em Luís Correia, expedidos pela 3ª Vara da Seção Judiciária Federal em Teresina. 

Para a operação foi determinado o bloqueio de bens imóveis e de ativos financeiros dos principais envolvidos.
De acordo com a PF, a investigação apontou que empresários do setor de locação de veículos e agentes públicos atuariam em conluio para fraudar licitações e celebrar contratos de transporte escolar com sobrepreço. Os serviços seriam prestados com superfaturamento mínimo de 40%, causando prejuízo a recursos do Fundeb e do Programa Nacional de Transporte Escolar - PNATE.