Últimas

AO VIVO | APOIE

Educação de Piracuruca é destaque no Seminário de Educação Empreeendedora em Monte Carlos - MG

quinta-feira, 31 de outubro de 2019


O professor Gonçalo Lopes da Silva Neto, do Centro Integrado de Ensino Fundamental da cidade de Piracuruca, no Piauí, apresentou ontem de manhã em Montes Claros o seu trabalho realizado com alunos, que estimulou a reciclagem e, com isso, assegurou fonte de renda para mais de 80 alunos da sua escola. O seu trabalho foi premiado em três concursos nacionais. Ele esteve em Montes Claros para participar do Seminário de Educação Empreendedora – Foco na Inovação, realizado pelo Sebrae. As escolas Coronel Filomeno Ribeiro e Américo Martins, de Montes Claros, são exemplos de empreendedorismo.




Na manhã de ontem o piauiense Gonçalo Lopes explica que seu projeto surgiu depois que constatou a dificuldade dos seus alunos na disciplina de matemática, pois precisavam fazer as contas no papel para somar, dividir e multiplicar. Porém quando falava em dinheiro, os alunos se saiam muito bem nas contas. Foi assim que os chamou a sair do papel convencional da educação, inserindo a reciclagem de resíduos para os familiares terem uma fonte de renda e os alunos terem a consciência ambiental e  ainda aprofundar os conhecimentos matemáticos. Atualmente são 80 alunos e familiares envolvidos e com renda mensal de R$1,2 mil.




O projeto saiu do prédio da escola e foi para toda cidade, que tem 23 mil habitantes, pois a população parou de jogar no lixo os resíduos, deixando para os alunos e seus pais recolherem e praticarem a reciclagem. Gonçalo Lopes lembra que fez um acordo com as 10 churrascarias da cidade, que deixou de jogar as latas de cerveja e refrigerante no lixo, a guardando para esse projeto. O professor informa que cada pessoa produz de cinco a seis quilos de resíduos por semana e como Piracuruca tem 23  mil pessoas, é uma produção considerável. (GM)