Últimas

AO VIVO | APOIE

Secretaria da Saúde de Piracuruca fala sobre o atual quadro de casos de Covid-19 no município.

terça-feira, 14 de abril de 2020


Fonte: Ascom

A Secretaria da Saúde de Piracuruca, emitiu uma nota oficial, nesta terça-feira, 14, atualizando as informações contra sua luta contra o Coronavírus no município. 

Nota

Piracuruca encontra-se com quatro casos confirmados de Covid-19 (Coronavírus). Um desses pacientes veio a óbito na tarde desta segunda-feira (13), no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. O paciente tinha 63 anos, era piracuruquense, mas estava em São Paulo. Chegou a nossa cidade há poucos dias e estava em quarentena, sendo monitorado pela Secretaria de Saúde de Piracuruca.

“O paciente chegou no município há aproximadamente 20 dias, com histórico de uma internação anterior em São Paulo. Assim que chegou ao município, passou a ser acompanhado por nosso serviço de saúde e por nossa inspeção sanitária. Recebeu orientações de se manter em domicílio e cumprir a quarentena de 14 dias” disse Adriana Fontenele, Secretária de Saúde de Piracuruca.

Após alguns dias, o paciente evoluiu com alguns sintomas da Covid-19, sendo que ele já apresentava problemas respiratórios e cardíacos. Ao dar entrada no hospital de Piracuruca, ele ficou em uma ala de isolamento de síndromes gripais. Ainda segundo a secretária de saúde, no último dia 7, o paciente foi submetido a um exame cuja coleta foi enviada para Teresina.

 No dia seguinte, dia 8 de abril, o paciente fez um teste rápido e testou positivo para o Covid-19. O exame foi divulgado dia 9 pelo Lacen, confirmando positivo. Sendo assim, o paciente foi regulado e transferido para Teresina, vindo a óbito no dia 13 de abril.

O Município de Piracuruca recebeu anteriormente um outro paciente com suspeita de contaminação por Covid-19. Logo após a confirmação do caso, toda a equipe que realizou o atendimento naquele paciente foi colocada em quarentena. Todos os profissionais ficaram isolados por 14 dias, não tendo contato com ninguém. Apenas um dos profissionais testou positivo para Covid-19, não apresentando risco nenhum para a população, já que se encontrava em total isolamento.