Últimas

AO VIVO | APOIE

Bolsonaro avalia visitar cidade do Piauí que usa cloroquina contra o coronavírus

quarta-feira, 13 de maio de 2020
 

Segundo o colunista,  Robson Bonin, da coluna “Radar” da revista Veja, o presidente Jair Bolsonaro tem sido estimulado por aliados a visitar a cidade de Floriano (PI).

O motivo, seria o uso do protocolo com cloroquina e azitromicina no tratamento de pacientes em fase inicial da Covid-19. E anuncia sucesso nos resultados. Nesta quarta, o presidente voltou a defender o uso dessa medicação.

A Prefeitura de Floriano tem divulgado que os resultados, até agora, são positivos. A cidade tem 60 mil habitantes.

“O protocolo tem chamado atenção da comunidade médica em todo o país, pois o que se tem observado é que o tratamento no estágio inicial da doença tem mais eficácia do que em casos mais graves”, diz nota divulgada ontem no site da Prefeitura.

O prefeito Joel Rodrigues (PP),  contou ao Radar que a iniciativa partiu de uma experiência com uma médica da cidade, Marina Bucar, radicada na Espanha, país atingido fortemente pela doença. Lá, a profissional já atuou no tratamento de 600 pessoas, segundo o prefeito, e fez uma parceria com a Secretaria de Saúde da cidade e com o Hospital Regional Tibério Nunes.

O protocolo utilizado é o uso cloroquina com a azitromicina na fase inicial da doença ou na suspeita da infecção do vírus a partir do quadro clínico e exames de sangue, radiografias e eletrocardiograma.

A Secretaria de Saúde de Floriano adquiriu trezentos kits dessa medicação. O diretor técnico do hospital, Justino Moreira, diz que o tratamento na fase inicial é de fundamental importância. Os casos registrados ainda são poucos, mas animador segunda as autoridades locais.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, acompanhada de técnicos dos ministérios da Saúde e de Ciência e Tecnologia (MCTIC), visita nesta quinta-feira (14) o Hospital Regional Tibério Nunes, localizado em Floriano.