Últimas

AO VIVO | APOIE

HGV recebe nove respiradores mecânicos e abre 10 novos leitos de UTI

quinta-feira, 28 de maio de 2020


O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu, nesta quinta-feira (28), nove respiradores mecânicos adquiridos pelo Governo do Estado do Piauí. Os equipamentos chegaram ao Piauí nessa quarta-feira (27) e vão ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com a Covid-19 em estado mais grave da doença.

Os respiradores fazem parte de um lote de 80 equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado e que foram retidos pelo Ministério da Saúde. Foi necessário o Estado entrar na Justiça para reaver os equipamentos. Por meio de mandado de busca e apreensão, os 20 ventiladores foram localizados em São Paulo e o governo enviou avião para o resgate imediato dos mesmos. O restante do lote deve ser entregue nos próximos dias já garantidos também por decisão judicial.

O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, explica que, com a chegada dos respiradores, mais 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) serão abertos, o que totaliza 30 leitos na Área Covid e 16 leitos na UTI geral. Ao todo, o HGV passa a contar com 46 leitos de unidade de terapia intensiva.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Pablo Santos, avalia que a chegada dos respiradores asseguram uma assistência médica plena aos pacientes que necessitarem de tratamento para Covid-19 em UTIs. “O governo vem garantindo atendimento a todas as pessoas que carecem de UTIs ou leitos clínicos para o tratamento da Covid-19, e a chegada desses novos respiradores culminam com a proximidade do pico da pandemia, o que deve certificar assistência a quem, por ventura, precise de terapia intensiva”, destaca o gestor.

Segundo o Núcleo Integrador de Assistência e Vigilância em Saúde (Niavs), o HGV possui 25 pacientes internados na Área Covid, sendo 13 na UTI e 12 nas enfermarias. [ccom]