Últimas

AO VIVO | APOIE

Número de casos de covid em janeiro já é o maior desde agosto do ano passado

domingo, 30 de janeiro de 2022
O número de casos de covid-19 mais que dobrou em janeiro de 2022 em relação a dezembro de 2021. Até este sábado (29/01) foram contabilizados 8183 casos. No mês passado, esse número não chegou a 3 mil, totalizando 2860. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi).

Ainda de acordo com a Sesapi, janeiro registra o maior número de casos desde agosto do ano passado, quando o Piauí contabilizou 6841 pessoas infectadas pelo coronavírus.

Com 98 óbitos até este sábado, o número de mortes em janeiro também segue em alta e já é o maior desde agosto de 2021, quando 110 pessoas perderam a vida por causa do coronavírus.

O crescimento da covid-19 se deve principalmente ao avanço da variante ômicron, altamente transmissível. 

Leitos lotados e cirurgias suspensas

Até ontem, 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 estavam ocupados. A situação fez a Sesapi suspender as cirurgias eletivas a partir da segunda-feira, dia 31 de janeiro. Os atendimentos ambulatoriais também serão interrompidos. O órgão alegou a alta de positividade da covid-19 no Piauí. A medida vale até o dia 11 de fevereiro.

Segundo a Saúde, a taxa de positividade para Covid-19 no Piauí teve um crescimento de 76,3% em relação ao mesmo período de 2021. A taxa de positividade é obtida através de dados coletados junto ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) e o Grupo de Pesquisa de Análise em Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 


Fonte: Cidade Verde