Últimas

AO VIVO | APOIE

Atleta usa remédio sem prescrição médica para emagrecer e acaba fazendo transplante de fígado

sábado, 12 de fevereiro de 2022
A atleta cearense Janyne Luna passou por uma situação bem difícil. Ela precisou passar por um transplante de fígado. Tudo porque tomou, sem prescrição médica, um remédio para emagrecer.  

Segundo a atleta, Janyne, que mora em Fortaleza, estava querendo perder barriga e rápido. Assim procurou, em 2019, uma farmácia de manipulação, sem consultar nenhum médico, a mesma receita prescrita para uma amiga.

"Uma amiga minha estava fazendo acompanhamento com um nutrólogo e ele tinha passado um remédio manipulado para ela para ajudar a emagrecer, aí eu peguei a receita dela e manipulei esse remédio para mim. Tomei por cerca de 20 dias, não vi muito resultado e parei de tomar", relatou a atleta.

Um mês depois de ter parado de tomar o medicamento, ela começou a sentir indisposição e enjoos. Então, decidiu buscar atendimento médico. A jovem fez exames e descobriu que estava com quadro grave de hepatite e inflamação no fígado. Os médicos iniciaram a investigação das causas.

Hepatite medicamentosa

O resultado da biópsia no fígado apontou uma hepatite medicamentosa, provocada pelo uso do medicamento usado por ela para emagrecer que continha maca, uma tradicional raiz peruana.

Depois de ter sobrevivido ao transplante de fígado e se recuperado, Janyne voltou a praticar os exercícios físicos e está bem. 

"O que eu tenho a dizer às pessoas é que não acreditem em milagre, não existe dieta milagrosa, fórmula milagrosa para emagrecimento. Você vai emagrecer se tiver acompanhamento de um profissional de saúde, fazendo dieta, fazendo exercício físico", disse.

Fonte: Meio Norte