Últimas

AO VIVO | APOIE

Piripiri, no Piauí, registra a maior temperatura do Brasil com 40,4 °C

segunda-feira, 5 de setembro de 2022
 


O município de Piripiri, localizado no interior do Piauí, registrou no domingo (04) 40,4º, a maior temperatura do Brasil, segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

De acordo com instituto, mais duas cidades piauienses estiveram entre as 20 mais quentes do Brasil, foram elas: Campo Maior em 12º com 38,3 °C e Bom Jesus do Piauí em 14º com 38,2 °C.

Com as temperaturas elevadas, o Inmet emitiu ainda um alerta amarelo de baixa umidade, perigo em potencial para esta segunda-feira (05). A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Os riscos de incêndios são baixos.

A temperatura mínima deve registrar 22ºc e a máxima 38º, com poucas nuvens e fraca intensidade dos ventos.

As instruções do órgão é que a população beba bastante água, evite desgastes nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

  

B-R-O bró: setembro e outubro devem ter dias com temperaturas acima dos 40º

As altas temperaturas que são registradas no B-R-O bró, período de maior calor no Piauí, começaram no último dia 1º de setembro. Ao A10+, a climatologista Sônia Feitosa alertou que nos meses de setembro e outubro devem ser sentidas temperaturas mais altas com variação acima dos 40º.

Outra característica para esta época serão os ventos mais fortes o que pode ocasionar com mais facilidade os incêndios. Com a baixa umidade, a meteorologista também acende o alerta para os cuidados necessários neste período.

“A gente sabe que os meses mais quentes do ano são setembro, outubro novembro e dezembro, sendo que setembro e outubro são os mais quentes ultrapassando os 40º. A previsão para esse ano é que as temperaturas atinjam o quadro normal ou superem a média, que é em torno de 38 graus. O diferencial e que vão acontecer com temperaturas bem elevadas com vários dias do mês com temperaturas de 40 graus ou mais “, alerta Sônia Feitosa.

  

Fonte: A10 Mais