Últimas

AO VIVO | APOIE

RS terá "primeiro-cavalheiro" gay do Brasil: conheça namorado de Leite

sexta-feira, 4 de novembro de 2022
 O Rio Grande do Sul terá, pela primeira vez, um primeiro-cavalheiro. É assim que já está sendo chamado na web o médico pediatra capixaba Thalis Bolzan, namorado do governador eleito Eduardo Leite.

Nas redes sociais, vários internautas parabenizaram Thalis pela vitória do namorado, chamando-o de "primeiro cavalheiro do RS". Os seguidores também pedem a presença do médico na cerimônia de posse de Leite.


RS terá "primeiro-cavalheiro" gay do Brasil: conheça namorado de Leite
Reprodução
  

O namoro, discreto, já dura pouco mais de dois anos e é mantido à distância, já que o médico, de 30 anos, mora em São Paulo, onde faz especialização em endocrinologia pediátrica na USP.

No início de julho do ano passado, Leite, de 37 anos, falou da sua sexualidade pela primeira vez publicamente no programa “Conversa com Bial”. Mas o casal nunca havia postado foto juntos.



“Estou namorando há 11 meses com um médico do Espírito Santo. Tenho uma enorme admiração e amor por ele. É pediatra, trabalhou em hospital de campanha...", contou o governador.

"Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser", disse Leite ao apresentador Pedro Bial.

Eduardo Leite (PSDB) venceu a disputa contra o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL) e foi eleito governador do Rio Grande do Sul para um segundo mandato. O político recebeu 3.687.126 votos (57,12% dos votos válidos), contra 2.767.786 votos (42,88%) de Onyx.


O professor de língua portuguesa Sérgio Nogueira explica que, apesar de o substantivo não constar do "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)", a denominação não está errada e pode, no futuro, acabar sendo incluída na lista.

Organizado pela Academia Brasileira de Letras (ABL), o "Volp" faz o registro oficial de palavras do idioma.

"Se o masculino de 'dama' é cavalheiro, 'primeiro-cavalheiro' pode existir no 'Volp' um dia. O dicionário só registra depois que a palavra é usada oficialmente. É uma questão de opção usar ou não usar. Essa palavra ainda não tem registro, mas pode vir a ter. A gente precisa saber se a população vai adotar", afirmou Sérgio Nogueira.


Fonte: A10 Mais