Últimas

AO VIVO | APOIE

6 passos para ter uma vida mais saudável em 2023

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

 
Emagrecer, ganhar massa muscular ou ter uma prática regular de exercícios físicos para uma vida mais ativa e saudável são algumas das metas encontradas com frequência nas listas de resoluções de ano novo dos brasileiros. Os números mostram, no entanto, que, mesmo conscientes dos benefícios que os exercícios físicos trazem e com a melhor das intenções, esses objetivos geralmente são abandonados ao longo do caminho. 

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 40,3% dos brasileiros com mais de 18 anos eram considerados sedentários em 2019 – o que só se agravou com a pandemia: um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostrou que 62% dos entrevistados deixaram de fazer qualquer tipo de exercício no período. 

O que faz com que as metas não sejam concretizadas? Para o educador físico Roberth Resende, é uma combinação de falta de planejamento e de preparo mental.

“A pessoa, às vezes, faz essa promessa quando está na praia na virada do ano e, quando volta para sua rotina, ela não se organiza para isso. Ela diz: ‘Segunda-feira, eu começo!’, mas, no domingo, come uma comida pesada, toma uma cervejinha e acaba desistindo”.

Quem pretende dar o primeiro passo, precisa reavaliar sua rotina para estabelecer em que momento o exercício físico vai entrar e o que é necessário para isso, como alimentação, vestuário, locomoção etc. Saber de antemão que treino será feito também é importante, para não “perder o pique” pensando sobre isso na hora de praticar.

Outra recomendação é ter um ritual para vencer a preguiça e aquecer o corpo. “Eu gosto de trabalhar com meus alunos um ritual de 15 minutos antes do treino. Nesse período, eles vão levantar, beber um suplemento pré-treino ou algo que dê energia, escutar uma música para animar e preparar a mente para a alta performance. Os carros de corrida também dão uma volta de aquecimento, os fornos precisam ser pré-aquecidos, e se nós vamos nos exercitar com alta intensidade, precisamos nos preparar também”, orienta.


Os 6 passos para ter uma vida mais saudável em 2023

Para concretizar os planos de ter hábitos de vida mais saudáveis, com a inclusão de exercícios físicos na rotina e com uma alimentação balanceada, o especialista resume as duas dicas e oferece outras mais:
 

-Preparar a rotina de tempo e espaço para a atividade física.

-Fazer do exercício algo legal com uma preparação animada e com recompensas emocionais.

-Responder a si mesmo: "O que me trouxe até aqui?".

-Optar por exercícios com os quais você se identifica e se sente bem.

-Optar por atividades e treinos mais curtos, que podem ser mais facilmente inseridos na rotina.

-Fazer mudanças graduais, principalmente na alimentação, para não sentir muita falta do que gosta e não dar chance para a vontade de desistir.

 

Fonte: Cidade Verde