Últimas

AO VIVO | APOIE

Baretta cobra operacionalização da PM após 7 homicídios no final de semana em Teresina

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

 
O coordenador do DHPP (Departamento de homicídios e Proteção à Pessoa), delegado Francisco Costa, o Baretta, prepara um relatório cobrando melhor operacionalização da Polícia Militar em Teresina, após a série de homicídios que aconteceram na cidade no final de semana. 

O delegado informou a medida ao Cidadeverde.com nesta segunda-feira (19) e o relatório terá como destinatário primário o delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko. 

“Vou encaminhar um relato ao delegado geral das ocorrências verificadas em determinadas áreas de Teresina para que ele encaminhe ao secretário de Segurança para que, com o comandante da PM, melhorem a operacionalização do policiamento ostensivo na cidade de Teresina. Precisamos disso. A sociedade se recente. Está sendo feito esse registro? Tomaram as providências? Temos que ter um levantamento de tudo isso”, afirmou o delegado Baretta. 

Sobre os homicídios, o delegado Baretta afirmou que o DHPP já iniciou as investigações das mortes do final de semana. No entanto, para não atrapalhar as investigações, preferiu não dar detalhes sobre os temas. Porém, garantiu que a polícia está a frente dos homicidios. 

“Tivemos um crime no fim de semana de um homicídio que usaram um carro para cometer o crime e depois fizeram o registro dizendo que ele foi roubado. A polícia já investigou. Estamos um passo à frente. Mas, dependemos de uma medida cautelar com apreciação do promotor de Justiça [para concluir os processos]”, frisou Baretta. 

Ao Cidadeverde.com, o plantão do DHPP confirmou sete homicídios entre sábado (17) e domingo (18). Quatro na zona Sul, dois na zona sudeste e um na zona Leste de Teresina. 

O delegado destacou ainda que alguns homicídios não têm como ser evitados, mesmo com todo o aparato policial. Segundo Baretta, apenas uma punição mais severa poderia evitar. 

“Qual polícia vai evitar que você beba dentro de um oficina mecânica com o companheiro, se desentendem e um acabe matando o outro? O feminicídio: a mulher vai para um estabelecimento, se aproxima de um terceiro, vai o homem dela e se desentende e depois ele decide matar a mulher? Tem uns casos que não faz parte do aparelho policial evitar. O que poderia evitar é justamente a punição de quem mata”, afirmou Baretta.

Teresina teve 7 assassinatos no final de semana

Teresina teve um final de semana violento com sete homicídios. O primeiro foi registrado na manhã de sábado (17), onde um homem foi morto no bairro Portal da Alegria, na zona Sul, quando estava em uma parada de ônibus e foi atingido com disparos de arma de fogo.

Já na noite de sábado, um homem foi preso suspeito de matar a facadas o próprio amigo em uma oficina mecânica de veículos no bairro Piçarreira, na zona Leste de Teresina. Os dois teriam discutido, e a vítima identificada como Antônio Cícero da Rocha, de 55 anos, foi assassinado.

Ainda no sábado um homem foi abordado por homens armados, e foi baleado na Vila Coronel Carlos Falcão, chegou a ser socorrido para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Já na manhã de domingo (18), o corpo de Antônio Gomes da Silva, de 27 anos, que estava desaparecido há alguns dias foi encontrado no Parque Eliane, na zona Sul de Teresina.

Outro crime que aconteceu envolveu uma mulher, identificada como Francinete Castro de Sousa, que foi morta estrangulada pelo próprio marido, no Parque Eliane, na zona Sul. Foi o suspeito que ligou para a polícia informando que matou a esposa, e esperou a PM na residência do casal, onde foi preso.

Mais um crime, só que no período da tarde, por volta das 17h30, em um bar no Residencial Torquato Neto, na zona Sul. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima, identificada como Ramon, teve uma discussão com o suspeito momentos antes de ser morto. Ele foi atingido no peito e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. 

Já na noite de domingo um homem foi assassinado a tiros após ser perseguido por homens armados no bairro Frei Damião, na zona Sudeste de Teresina. Ele tentou se abrigar em uma padaria que estava aberta, mas acabou morrendo no local.


Fonte:

Nataniel Lima 
redacao@cidadeverde.com