Últimas

AO VIVO | APOIE

COE se reúne para deliberar sobre uso obrigatório de máscara no Piauí

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023


 Os membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) se reúnem na tarde desta quarta-feira (11) para avaliar os novos números da covid-19 e a possibilidade de flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados em todo o estado.

“Vamos tratar dos números da semana comparados com o da semana passada, verificar se os números são compatíveis para haver alguma mudança no decreto de restrição de máscara. Acho que é muito possível, porque houve uma estabilidade em relação à doença no estado”, afirmou Antônio Luiz, secretário estadual de Saúde e presidente do COE.

Segundo o gestor, a tendência é que a norma sanitária seja revista por conta do atual cenário de estabilidade da pandemia no estado. Além disso, ressalta que o quadro pode ser ainda mais positivo levando em conta que muitas informações incluídas nos últimos boletins epidemiológicos dizem respeito a dados represados de setembro do ano passado.

“A redução aconteceu, porque houve um dado represado do ano passado e foram incluídos agora nessa semana. Na verdade, se tirarmos esses dados anteriores há uma queda grande de casos e certamente esses números poderão possibilitar definir uma atitude e até mudar essa obrigação de usar máscara em ambiente fechado”, destacou o secretário.

Apesar disso, Antônio Luiz fala sobre a necessidade da população se manter atenta ao vírus. "Percebemos que os casos, quando são graves, são de pessoas que não vacinou ou não cumpriu o plano de imunização com a dose de reforço. É importante que as pessoas procurem os postos de saúde para completar a imunização”, finalizou. 


Fonte: Cidade Verde