A operação teve início em todo o Brasil no dia 30 de dezembro e foi finalizada no dia 1 de janeiro de 2023. Nesse período, a PRF do Piauí registrou oito acidentes, sendo que nenhum foi grave [sem mortes] e dois feridos. Em todos os casos, os dados são menores do que em 2022.
A redução no número de acidentes em todo o estado é um reflexo no aumento de testes de alcoolemia e ações educativas durante toda a Operação Ano Novo foram realizados 1.309 testes de etilômetro e 1.962 pessoas foram alcançadas pelas ações educativas”, disse a PRF em nota.
Segundo a PRF, as fiscalização são direcionados principalmente para coibir infrações relacionadas a alcoolemia, ultrapassagens indevidas e o não uso de dispositivos de segurança – cinto de segurança e transporte de crianças em dispositivo próprio. Condutas essas que são consideradas inadequadas e potencialmente perigosas para a segurança no trânsito.
No Piauí, o efetivo teve um aumento em cerca de 42% durante a operação. Nos primeiros e últimos dias de operação as equipes estiveram presentes nos trechos de maior fluxo, visando acompanhar os deslocamentos de saída e retorno dos condutores.
Durante todos os dias da operação foi intensificada a fiscalização de alcoolemia, principalmente nas rodovias federais que dão acesso a região do Litoral do Piauí. Na fiscalização de alcoolemia, foram lavrados 44 autos de infração. As principais infrações de trânsito flagradas pelos policiais ainda são as que tem maior gravidade e podem resultar em acidentes graves.
Fonte: A10 MAIS