Últimas

AO VIVO | APOIE

PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas e cumpre mandados em Teresina

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
 A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (2) a Operação Expansão em combate ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 106 mandados em nove estados, entre eles, o Piauí. O A10+ tentou, mas a PF ainda não confirmou se houve prisões em Teresina.

Segundo a PF, o objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas utilizando pistas aeroportuárias, algumas clandestinas e outras regulares. No Piauí, o mandado foi cumprido em um condomínio de luxo em Teresina. Durante a ação, os policiais sequestraram aviões, carros de luxo e joias.

Os mandados são cumpridos em várias cidades, entre elas: Teresina (PI), Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. Além de outros estados, como: Humaitá (AM), Itaituba (PA), Centenário (TO), Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT) Pontes e Lacerda (MT), Sapezal (MT), Vila Bela (MT), Macapá (AP), Caconde (SP), Bragança Paulista (SP), Barra Velha (SC) e Ponte Serrada (SC).



Ainda de acordo com a PF, entre os mandados estão 19 de prisão preventiva, 35 de busca e apreensão e 42 de sequestro de bens. Sendo que os mandados de sequestro estão relacionados a 12 imóveis, 22 automóveis de luxo e 18 aeronaves.

"Devido ao inquérito policial foi possível frustrar três remessas de cocaína da organização que estavam sendo transportadas em pequenas aeronaves. As apreensões totalizaram cerca de 1,3 tonelada e, em uma delas, houve a prisão em flagrante de um indivíduo quando a aeronave carregada com 579 kg de cocaína foi interceptada pela Polícia Federal e Força Aérea Brasileira (FAB) em Porto Velho", disse a PF em nota divulgada à imprensa.



As investigações começaram em 2020. Os agentes descobriram que integrantes da organização criminosa usavam pequenas aeronaves para colocar no Brasil a cocaína vinda da Bolívia, Peru e Colômbia.

Após levantamento patrimonial, foram localizados imóveis, veículos de luxo e aeronaves, que apesar de estarem em nome de terceiros, são pertencentes de fato aos integrantes da organização criminosa, configurando o delito de lavagem de dinheiro. Vários desses bens estão sendo sequestrados nesta data, objetivando a descapitalização os investigados.

Ainda segundo a PF, os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 44 anos de prisão em regime fechado.







Fonte: A10 Mais