Últimas

AO VIVO | APOIE

Inmet emite alerta de chuva para 99 municípios do Piauí; veja previsão

sábado, 1 de abril de 2023

 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado(1) dois alertas de chuvas intensas para 99 municípios piauienses. O alerta segue até domingo (2) quando será emitido um novo boletim.

Segundo instituto, 55 municípios estão em alerta amarelo, na região Centro-Norte do estado, com previsão de chuva entre 20 até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h. 

Já o alerta laranja atinge 44 municípios da região Norte do estado, com previsão de chuva entre 30 até 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Segundo o Inmet, para o mês de abril, existe uma tendência de chuvas próximas ou acima da média em grande parte das regiões Norte e Nordeste, com volumes que podem ultrapassar 350 milímetros (mm), principalmente, em áreas do nordeste do Pará, leste do Amazonas e norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

Na região do Matopiba, região que engloba o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, os níveis de água no solo ainda poderão continuar elevados devido às previsões de chuvas dentro ou acima da média, beneficiando as culturas de primeira safra que se encontrarem em estágios fenológicos mais sensíveis, além do desenvolvimento dos cultivos de segunda safra.

Em parte norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, as temperaturas poderão ficar ligeiramente abaixo da média devido à persistência de dias chuvosos nestas áreas.




Fonte: Cidade Verde