Prefeito de Pavussu pede helicóptero para conter incêndios que se alastra Por Yala Sena
O prefeito de Pavussu, Winicius Vilanova de Miranda (Winicius Valério), do PSD, fez na manhã desta terça-feira (5) um apelo para que o governo do estado envie um helicóptero para conter um incêndio de grandes proporções, que atinge o município há cinco dias. O prefeito anunciou que vai decretar estado de calamidade e que o prejuízo chega a mais de R$ 3 milhões.
“Faço um apelo ao governador Rafael Fonteles para que envie uma aeronave para ajudar a conter as chamas que estão em vegetação fechada. Estamos com o Corpo de Bombeiros, brigadistas de várias regiões, mas com dificuldade de controlar o fogo”, disse o prefeito.
Pavussu, que fica a 402 km de Teresina, e tem uma população de 3.600 habitantes, enfrenta um incêndio que já destruiu mais de 80 km² de território. Os mais prejudicados são os agricultores que tiveram suas plantações destruídas. Mais de 50 famílias já saíram de suas casas, devido as chamas. As áreas mais atingidas são as comunidades de Baixa Escura, Santo Antônio, Caititu e Canaã. Mais de 300 famílias enfrentam prejuízos.
“O fogo começou em uma fazenda em Canto do Buriti, que faz divisa com Pavussu e agora o fogo avança para a cidade de Eliseu Martins”, disse Winicius Valério.
Decreto de calamidade
O prefeito confirmou que vai decretar estado de calamidade, devido os incêndios. Ele informou que a cidade já estava em situação de emergência, devido a seca e agora a situação se agravou com os incêndios.
“O vento forte atrapalha o trabalho dos brigadistas e do Corpo de Bombeiros. As roças foram destruídas, mas nenhuma casa foi atingida pelo fogo, animais foram soltos para não serem mortos e os donos não sabem onde estão os animais”, disse o prefeito.
Um dos grandes prejuízos também é para os apicultores. A região é um dos fornecedores de mel para Picos que exporta para o exterior.
“Muitos apicultores perderam tudo e os prejuízos para eles já somam mais de R$ 3 milhões”, disse.
Fonte: Cidade Verde
Poste seu comentário