Header Ads

Publicidade

Presidente da Câmara e Veradores realizam renunião com Major da PM para tratar de segurança Pública

Na manhã desta última quarta-feira (27/05), O Presidente da Câmara Assis Mãozinha, os vereadores Pedro Lima, Manoel Filho, Alcides Cardoso, Pastor Eudes, João Alberto e Eduardo Lima, reuniram-se com o comandante da Polícia Militar, Major Erisvalso, Cabo Maria e Sargento F. Alves, para tratar de assuntos emergenciais sobre a segurança pública de Piracuruca.
O major Erisvaldo informou que não tem autonomia para aumentar o contingente de um município, é apenas um executor de gestão em segurança pública, logicamente assim como todos piracuruquenses, ele quer acabar com esta sensação de insegurança que aflige todos, mas a situação é bastante preocupante, visto que em comando do major existe um efetivo de 272 homens para dar conta de 491 mil habitantes que é referente a região de cobertura.

Considerando a estatística, no município existe 1 policial para mais de 10 mil habitantes, sendo que a ONU recomenda que esse número seja apenas de 1 para cada 250 habitantes, nesse contexto pode-se perceber a enorme distância que do que seria considerado pelo menos aceitável.
Em Piracuruca já havia sido realizado um estudo de situação para que fosse criada uma companhia da polícia militar, foram verificados possíveis pontos no município para instalação da mesma, mas o projeto não saiu do papel, segundo o major existem algumas peculiaridades que só Piracuruca tem, é a única cidade do Estado de seu conhecimento que tem mais policial civil do que militar, e tem mais viatura do que policial.
A força política seria um apoio muito grande para que houvesse esse acréscimo ou até mesmo a instalação de uma companhia de polícia militar no município, apesar de já termos tido um secretário de segurança pública no comando da situação, acharam que em Piracuruca não seria necessária tamanha assistência.
 
Várias cidades como Piripiri, Pedro II e Cocal da Estação possuem companhias militares, mas na área de cobertura do major Erisvaldo não existe nenhum GPM (Grupamento da Polícia Militar) da envergadura e o tamanho de Piracuruca, então é de extrema importância que seja instalada em Piracuruca uma Companhia Militar. Em Cocal da Estação um cidade com 15 mil habitantes existe um companhia militar com 25 homens.

Em reunião no dia 08 de maio, uma importante audiência do prefeito municipal Dr. Raimundo Alves na presença de todos os vereadores de situação com o governador Wellington Dias, foi discutido sobre segurança pública e a emergência nas ações no setor para o município, em resposta o governador irá instalar uma companhia de polícia em Piracuruca e como medida de urgência o atual secretário de segurança pública, Fábio Abreu, está enviando um reforço policial para o município.
Major Erisvaldo elogiou bastante a iniciativa da prefeitura no quesito investimento em monitoramento de ruas e avenidas através de câmeras de segurança, “Na falta do homem a tecnologia é a solução, em outros municípios que já contam com este monitoramento diminuímos os casos em 100%, com este investimento a administração está contribuindo e muito para um maior controle da segurança pública e tiro o chapéu para o prefeito se isso for efetivado, conheço Dr. Raimundo há muito tempo e quando eu era comandante de companhia como capitão, ele já era reconhecido como um ótimo prefeito para se trabalhar”.