Header Ads

Publicidade

Intercâmbio de capoeira desenvolve esporte em Piracuruca

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), apoiou um encontro de capoeiristas do município. O evento, realizado no último sábado (31), reuniu os jovens que praticam o esporte no município. Praticantes de capoeira dos estados do Maranhão, Pernambuco e Ceará prestigiaram o evento, assim como atletas das cidades de Piripiri, São João da Fronteira, Brasileira e Capitão de Campos.
O professor de capoeira César Sousa é o instrutor do esporte que tem ganhado novos adeptos em Piracuruca. Os alunos que praticam este esporte fazem parte de projetos educacionais como o “Mais Educação” e o “Mais Cultura”. No encontro de capoeiristas de Piracuruca , o professor César Sousa, conduziu uma palestra sobre os resultados obtidos com a prática da capoeira no município.
César Sousa, professor de capoeira 
“Nosso atletas são alunos da rede municipal e estadual e, para nós, é uma alegria compartilhar com toda a comunidade de Piracuruca os avanços positivos conquistados com a prática da capoeira. Esperamos que cada vez mais estudantes possam escolher a capoeira como esporte, pois o nosso trabalho continuará a contribuir com o desenvolvimento social de Piracuruca”, ressalta o professor César Sousa, conhecido como Mestre Albino.
Após a palestra realizada na Usina de Cultura, os alunos e mestres de capoeira se apresentaram no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo. O evento também contou com apresentações teatrais, poesias, entrega de certificados e troca de cordas para os alunos que participam do grupo de capoeira em Piracuruca.
Luciano Brito, secretário municipal de Esporte e Lazer
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano Brito, destaca o investimento da Prefeitura de Piracuruca para a oferta de diversas modalidades esportivas no município. “Acreditamos no potencial do esporte como meio de transformação social. E, por esta razão, procuramos investir na capoeira, no futebol, no ciclismo e em várias modalidades esportivas que promovam a saúde e o bem estar social para todos os piracuruquenses. O trabalho desenvolvido pelo Mestre Albino é essencial para a formação social de nossas crianças e adolescentes”, observa.

Esporte atende crianças e jovens da rede pública de ensino 
Mestre de capoeira, Reginaldo da Silveira
O mestre Reginaldo da Silveira, conhecido como Mestre Esquisito, atua em Brasília e veio para Piracuruca prestigiar o Encontro de Capoeiristas. “Eu sou amigo do professor César desde que cheguei a Fortaleza. Desde então acompanho o trabalho social desenvolvido pelo mestre Albino com as crianças e adolescentes de Piracuruca. Essas ações reforçam a importância da prática de esportes e essa troca de experiência entre os grupos é muito importante para a capoeira e os seus praticantes”, destaca Mestre Esquisito.
Francisco Alisson, estudante
O estudante Francisco Alisson, de 6 anos,  começou a praticar capoeira recentemente e conta que está contente pela escolha do esporte. “Eu gosto muito da capoeira. A minha mãe me trouxe para praticar e é um esporte muito bom”, reforça.
Francisco Antonio da Silva, aposentado
O aposentado Francisco Antonio da Silva é morador do bairro de Fátima e acompanhou as apresentações. “É muito bonito ver os jovens praticando o esporte. Trouxe meu filho e a minha nora para assistirem e conhecerem a prática desse esporte”, avalia.
Francisco Gilvan Fontelene, estudante
Francisco Gilvan Fontelene, 15 anos, é aluno do Mestre Albino. O estudante recorda que conheceu o esporte através de um amigo. “Esse é o esporte que decidi seguir para a minha vida. Conheci a capoeira através de um amigo e gostei muito. Sou feliz praticando a capoeira e pela oferta do esporte na cidade onde moro”, finaliza.
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: ASCOM