Últimas

AO VIVO | APOIE

Família é intoxicada depois de ingerir suco com "falsa couve" em Pio IX

quinta-feira, 7 de junho de 2018
Seis pessoas da mesma família foram intoxicadas ao tomarem um suco no município de Pio IX, a 434 km de Teresina. Das seis pessoas, duas eram crianças. O fato ocorreu por volta das 11 horas de terça (05) e por pouco não terminou em tragédia. Isso porque a família mora próximo ao hospital do município e os integrantes conseguiram ser atendidos rapidamente. Familiares relaram para a direção do hospital que houve uma confusão com uma falsa couve, que seria uma planta tóxica. 
 Planta foi identificada como "falsa couve", que é tóxica
A diretora do Hospital Municipal Dona Lourdes Mota, Luma Bezerra, relatou que a mãe de uma das crianças pegou as folhas de uma planta na própria residência, acreditando que fosse couve, para misturar com o suco de laranja. Possivelmente, o suco foi ingerido durante o almoço da família. A dona de casa teria confundido a planta, de origem ainda desconhecida, com a couve. 

“A mulher disse que fez um suco com essa folha, achando que era couve. Seis pessoas foram intoxicadas, quatro adultos e duas crianças; todas já foram desintoxicadas e receberam alta médica. Aqui é comum as pessoas pegarem plantas para fazer suco, remédios, mas é preciso ter muito cuidado. Se a família não morasse perto do hospital, se fosse na zona rural, em um lugar mais distante, seria mais complicado”, disse a diretora. 

Luma Bezerra ressaltou que logo após beberem o suco as pessoas começaram a vomitar. As crianças foram as primeiras a receberem alta médica; os adultos estavam em estado mais grave, sendo que “a pessoa que fez não chegou a ingerir” o líquido. 

Sobre a planta, a diretora alertou que uma amostra foi levada até o hospital, mas já “está murchando”. “Eu achei a planta estranha, o cheiro é ruim, não parece couve”. A informação é de que o "pé da planta" não foi retirado da casa da família caso algum pesquisador tenha interesse de esclarecer o ocorrido.
Folha de couve verdadeira

Falsa Couve 

O suco ingerido pela família em Pio IX pode ser sido feito com a planta Nicotina Glauca. Além de ser conhecida como “falsa couve”, a planta também é popularmente chamada de “falsa mostarda”, “mostarda da palestina” e “tabaco-bravo”. Ela é uma planta tóxica que quando consumida pode causar sintomas como dificuldade para andar, perda de movimentos nas pernas ou parada respiratória. 

O que a torna mais perigosa é a facilidade em ser confundida com plantas inofensivas, principalmente quando é nova e pequena, pois é nesta fase que pode ser facilmente confundida com a couve comum.  
A nutricionista Juliana Maranhão explicou que "a couve folha (verdadeira), é muito utilizada na culinária brasileira, e é famosa por acompanhar pratos como a feijoada. Também pode ser utilizada em sucos,e é fonte de minerais como ferro, zinco, cobre, selênio, entre outros, além de vitaminas do complexo B e vitamina E. É um podero antioxidante e também ajuda na regulação intestinal por conter fibras". 

Já a "falsa couve, diferentemente da couve, não pode ser ingerida, por conter uma substância tóxica chamada de Anabasina. Pode ser confundida com a couve e deve-se atentar as diferenças entre suas folhas, pois essa possui uma folha mais pontiaguda e coloração verde-escuro".

Fonte:https://cidadeverde.com