Últimas

AO VIVO | APOIE

Piracuruca - Controle de Endemias intensifica o combate ao mosquito Aedes Aegypti

segunda-feira, 2 de março de 2020

Por Rhennan Carvalho

O município de Piracuruca vem passando por um ótimo período de chuvas - inverno - mas com a chegada desta estação, é preciso também ter alguns cuidados essênciais. E a Prefeitura de Piracuruca através do Controle de Endemias, vem realizando diversas ações(..) na missão de exterminar os focos do mosquito aedes aegypti e consequentemente, manter o índice baixo das doenças... geradas por este inseto.

Uma das ações do setor de Endemias que vem recebendo destaque em Piracuruca, é o trabalho de recolhimento de pneus velhos - que são descartados em nove (9) Borracharias  - na objetividade de eliminar qualquer possível ponto de acúmulo de água... e assim, evitar que se criem focos do mosquito da dengue.

"Esse trabalho - de recolhimento dos pneus nas Borracharias - é feito justamente para antever, e não dá nenhuma oportunidade que haja uma proliferação do mosquito - Aedes Aegypti. E a melhor forma de fazer isso, é eliminando os futuros pontos de focos. A Prefeitura de Piracuruca disponibiliza, caçambas e tratores - para agilizar o processo - e nós executamos este serviço gratuitamente aos donos de Borracharias." - Afirmou, o Supervisor de Endemias do município de Piracuruca, João Paulo Carvalho.


O borracheiro, Francisco de Brito Barros - conhecido como Raposão - fala sobre este projeto: "Este serviço não é só um benefício para minha Borracharia e sim, para toda a vizinhança. O acúmulo de pneus na minha Borracharia é muito grande, e com este benefício que a prefeitura me disponibiliza gratuitamente, eu posso ficar tranquilo, pois sei que a possibilidade de surgimentos de doenças aqui... é zero. Meus funcionários e eu, realizamos a nossa parte... estamos sempre notificando os agentes para realizarem a retirada.


Piracuruca já vem há mais de Três (3) anos que não existe um alarme de epidemia - causado pelo mosquito aedes aegypti - mantendo assim, o índice de foco baixo(..) e graças aos programas de extinções de focos, onde os Agentes de Endemias realizam em todo o município, durante todo ano com visitas periódicas nas residências, idealizando campanhas de incentivos aos cidadãos... e agindo na eliminação de possíveis pontos de focos, o Controle de Endemias vem vencendo esta batalha.