Últimas

AO VIVO | APOIE

Conselho do Meio Ambiente realiza reunião em Piracuruca

terça-feira, 18 de agosto de 2020
Aconteceu no último dia 11 de Agosto uma reunião extraordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Piracuruca. O encontro foi realizado no centro Administrativo e seguiu todos os protocolos de saúde, incluindo uso de máscaras e distanciamento social.

Em pauta: Barragem de Piracuruca, qualidade da água e o volumoso aparecimento de microalgas neste período do ano. Dentre as deliberações ficou definido que a Secretaria de Meio Ambiente local deverá de imediato cobrar do órgão responsável no caso a SEMAR–PIAUÍ um parecer técnico/científico, bem como, comunicar a APA Serra da Ibiapaba, que também é órgão fiscalizador; já a médio prazo buscar parcerias com entidades científicas para que possa estar sendo obtido dados conclusivos a respeito de qualidade, monitoramento e níveis eutróficos.

Ainda como deliberação ficou definido que o conselho estará nos próximos dias divulgando uma carta aberta identificando e cobrando dos órgãos responsáveis ações de transparência, no que diz respeito a cuidados e monitoramento com este importante e vital manancial.

Na ocasião, o Secretário de Meio Ambiente e presidente do Conselho Manoel Escórcio de Brito Filho, mencionou que o órgão ambiental municipal já havia enviado oficio para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente SEMAR relatando os fatos e solicitando análise da qualidade da água, mencionou também que está se mobilizando no sentido de oferecer o mais breve possível respostas concretas sobre tal problema.