Últimas

AO VIVO | APOIE

Comércio, bancos, escolas…; veja o que abre e o que fecha durante o Carnaval em Teresina e no Piauí

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022


Comércio, bancos, escolas…; veja o que abre e o que fecha durante o Carnaval em Teresina e no Piauí
O período carnavalesco esse ano será mais uma vez comemorado com diversas restrições para evitar a disseminação do coronavírus. Por conta disso, o Carnaval de rua de Teresina e de outras cidades do Piauí foram suspensos.

Confira o que abre e o que fecha durante o Carnaval na capital e no interior:

COMÉRCIO

Nos últimos dias um grande dilema estava sendo debatido entre o Sindicado dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI) e o Sindicato dos Empregados do Comércio e Serviço de Teresina (Sindcom). Muito se falou acerca da abertura ou não das atividades comerciais durante o Carnaval, porém o martelo foi batido na última quarta-feira (23/02). O Sindilojas-PI decidiu então que os estabelecimentos comerciais vão funcionar normalmente no próximo sábado (26/02), mas que permanecerão fechados na segunda-feira (28/02) e terça-feira (01/03), retornando aos trabalhos na quarta-feira (02/03) a partir do meio-dia.

SUPERMERCADOS

Neste feriado de Carnaval, entre os dias 26 de fevereiro a 01 de março, as unidades do Pão de Açúcar funcionarão normalmente em Teresina, das 6h às 22h. O Mercado Extra, localizado na avenida Barão de Gurgueia, também seguirá com atendimento normal ao público nos referidos dias comemorativos, funcionando das 6 às 22h.

SHOPPINGS CENTERS

Os três shoppings centers de Teresina, Riverside, Rio Poty e Teresina, funcionarão normalmente durante o Carnaval. Lojas e praças de alimentação vão funcionar das 10h às 22h, assim como parque de diversão e cinemas.

BANCOS

Segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na segunda-feira de Carnaval, 28 de fevereiro e terça-feira de Carnaval, 1º de março, não haverá expediente para o público nas agências. O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) vai seguir a medida. Os caixas eletrônicos estarão disponíveis para a população.

CORREIOS

Nas agências dos Correios não haverá expediente nem na segunda-feira e nem terça-feira de Carnaval. Os trabalhos da categoria devem retornar apenas na quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h.

ESCOLAS, FACULDADES E UNIVERSIDADES

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe) informou que as instituições particulares do Piauí deverão seguir o que estava previsto no cronograma letivo, com a suspensão das atividades entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março. A mesma coisa ocorrerá com as escolas, faculdades e universidades no Piauí que vão manter a suspensão das atividades.

A Secretaria Municipal da Educação (Semec), por sua vez, informou que os dias carnavalescos não serão contabilizados como dias letivos, mas que a equipe pedagógica poderá funcionar para alguma atividade interna. A Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) também pontuou seguirá o decreto estadual e que não haverão aulas para os alunos da rede estadual

LEGISLATIVO PIAUIENSE

Tanto a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) como a Câmara Municipal de Teresina (CMT), divulgaram que entre os dias 28/02 e 02/03 seguirão com pontos facultativos, mas sem prejuízos aos serviços essenciais para o funcionamento das Casas Legislativas.

PODER JUDICIÁRIO

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) seguirá o Provimento Nº 36/2021 – PJPI/TJPI/SECPRE, que disciplina o recesso forense e divulga os feriados no ano de 2022, com isso não vai funcionar de segunda a quarta.

PREFEITURA DE TERESINA

A Prefeitura de Teresina decretou, nessa quarta-feira (23/02), ponto facultativo aos servidores municipais. O período proposto será entre os dias 28/02 e 02/03. A decisão ocorreu após a reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE).

GOVERNO DO ESTADO

Nessa segunda-feira (21/02), o Governo do Estado decretou ponto facultativo de três dias no período do Carnaval: 28 de fevereiro, 1º de março e no dia 02 de março até às 12h, a medida é válida para todos os órgãos da administração pública direta e indireta, sem prejuízo dos serviços essenciais.


Fonte: Oito Meia