Últimas

AO VIVO | APOIE

Eleições suplementares: 5 mil eleitores voltam às urnas em Murici dos Portelas neste domingo 13

sábado, 12 de março de 2022



Pelo menos 5.5 mil eleitores vão às urnas no município de Murici dos Portelas, distante 260 Km de Teresina, no domingo (13), para escolher o novo prefeito e vice em eleições suplementares.

Concorrem ao cargo majoritário duas candidatas: Chaguinha da Saúde (PSD), tendo como vice Isabel Cristina, e Aurideia Santos (PTB) em chapa com Eneas Albuquerque.

O novo pleito acontece após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a cassação do mandado da prefeita Ana Lina de Carvalho Cunha Sales (PSD), em novembro de 2021.

Segundo a ação impetrada pela oposição, ela não poderia se candidatar em 2020 por ainda ser, na época, esposa do então prefeito do município, Dr. Ricardo Sales. O caso em questão figuraria um 3º mandato do mesmo núcleo familiar.

Preparação de urnas

No sábado (12), equipes do Cartório da 33ª Zona Eleitoral do Piauí, que fica sediado em Buriti dos Lopes e é o responsável pela jurisdição eleitoral do município, prepararam as urnas eletrônicas de votação e de contingência que serão utilizadas, além das respectivas mídias, como flash de votação, contingência e de resultado, e cédulas de papel, para um eventual uso de urnas de lona devido a falha em equipamento eletrônico.

A preparação foi presidida pelo juiz eleitoral, José Carlos da Fonseca Lima Amorim, e contou com a presença da representante do Ministério Público Eleitoral(MPE), a promotora Francineide Sousa Silva, além de representantes dos partidos políticos locais e de servidores da Justiça Eleitoral.

A Promotora Francineide Silva destacou que “O Ministério Público está atuando diuturnamente, juntamente como o juiz eleitoral, dentro do que lhe compete, na fiscalização de todas as ações atinentes ao pleito, contando com a colaboração da Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal”.

Locais de votação

Serão 14 locais de votação, sendo dois no centro e 12 em localidades na zona rural, atendidos por 22 seções eleitorais.

O município recebeu o carga de 29 urnas ao todo, sendo 22 urnas eletrônicas de votação e mais 7 urnas eletrônicas que ficaram à disposição para os casos de contingência.

Horário de votação

As seções eleitorais iniciarão os trabalhos às 7h do domingo (13) até as 17h, ou prosseguindo além desse horário, caso ainda existam eleitores em filas.

Concluída a votação, terá início a emissão dos boletins de urna, a apuração dos resultados e a elaboração da Ata Geral das Eleições.

O julgamento das mesmas deverá ser publicado pelo Cartório Eleitoral no Mural Eletrônico até o dia 31 de março – candidata eleita, e até o dia 29 de abril – candidata não eleita.

Diplomação

A diplomação da nova Prefeita eleita será fixada e executada pelo Juiz Eleitoral, obedecido ao prazo máximo de 4 de abril de 2022. Após esse ato, Câmara Municipal de Murici dos Portelas deverá dar posse a ambos, em seus respectivos cargos, para entrada em exercício imediato nas funções.

Cidade Verde