Últimas

AO VIVO | APOIE

Secretário de Segurança critica soltura de bandidos e sugere mudança na legislação federal

sexta-feira, 3 de junho de 2022
 O secretário de Segurança Pública do Piauí, Rubens Pereira, criticou a soltura de bandidos no estado e teceu críticas a legislação federal. Ele citou que a polícia prende, mas no dia seguinte os bandidos estão soltos e cometendo os mesmos crimes. As declarações foram dadas durante participação no A10+ Entrevistas, nesta sexta-feira (03), no Balanço Geral Manhã

O comentário de Rubens é referente a Luiz Bezerra Neto, um dos suspeitos de invadir a residência da mãe do deputado federal Fábio Abreu (PSD), na última terça-feira (31), que foi solto após pagar fiança no valor de R$ 6060 (cinco salários mínimos). Ele havia sido preso na tarde de quarta (01) no município de Altos na companhia do também suspeito Mauro Ferreira da Silva Júnior.

O aumento da criminalidade tanto na capital como no interior do estado tem despertado atenção das forças de segurança estadual e federal. O secretário traçou o perfil das pessoas que estão sendo presas no estado.

“O perfil dessas pessoas são pessoas que já estão reiteradamente praticando delitos, por exemplo, nós vimos o caso de uma pessoa que pagou fiança e foi liberado. São pessoas que reiteradamente estão praticando delitos, mas são colocadas em liberdade. Esses crimes de menor potencial ofensivo são os que estão atormentando mais a população. Isso não é culpa do poder judiciário, não é do juiz, não é da autoridade policial, não é da polícia, não é do sistema de justiça criminal. Porque nós atuamos conforme a legislação", explicou.

Diante da fragilidade do sistema, Rubens Pereira sugeriu uma mudança na legislação federal. "O que deve ser modificado é a legislação federal e isso aí compete a Câmara Federal verificar essa possibilidade para ter uma atenção mais rigorosa para aqueles que mesmo nos crimes de menor potencial ofensivo estão reiteradamente praticando delito e perturbando a população. O policial prende e no outro dia ele é solto de novo”, disparou.

Ações de combate à criminalidade

Com o crescimento de mortes violentas e pequenos delitos na capital e no interior do Piauí, as forças de segurança têm atuado de forma integrada. Ainda durante entrevista, o secretário analisou a situação do combate à criminalidade. Ele relatou que a meta da Secretaria de Segurança é reforçar e preencher lacunas no policiamento do estado.

  Na Polícia Civil, atualmente, policiais estão realizando o curso de formação e a meta é que eles possam ser nomeados na primeira quinzena de junho. 


“Desde o ano passado que nós estamos fazendo essa programação. Esse foi o planejamento com o ex-governador, ex-secretário de fazenda e nós estamos com essa programação já com o curso de formação em andamento. Já conversamos com a governadora sobre isso em reunião. O certo é que a nossa previsão é de que já agora depois do curso de formação que já se encerra agora nós vamos propor essa nomeação desses policiais”, contou.

No efetivo da Polícia Militar, a ideia é reforçar a atuação com 1 mil policiais. O novo fôlego da PM tem previsão de início no final de 2022. 

“Esse concurso vai se encerrar no mês de setembro. Queremos que logo em seguida ao encerramento do certame, que eles sejam convocados para o curso de formação e uma obrigação para, assim como o da polícia civil, eles sejam nomeados. Até lá nós estamos de forma integrada atuando para combater a violência”, destacou.

Combate ao crime no interior do Piauí

Nos últimos meses, a Força Integrada de policiais tem atuado para combater o crime organizado principalmente no litoral do estado. O local tem sido rota de tráfico e alvo de disputa de facções. 

“São policiais qualificados e quem tem trazido resultados. O que a população espera é o resultado imediato, mas não se investiga organização criminosa de um dia para o outro. Existem determinados procedimentos que precisam da atuação do poder judiciário com aval do Ministério Público. Já fizemos várias prisões de lideranças que já estão identificadas dessas organizações criminosas e estão sendo presas. A nossa ideia é essa continuar unidos e integrados”, disse.

  O secretário completa afirmando que no sul do estado também tem despertado atenção do policiamento devido ao crescimento de mortes violentas. 

“O que chamou a atenção da atividade de inteligência foi exatamente algumas mortes violentas que aconteceram ali no sul do estado. Também no esforço de integração das forças formaram a frente de investigação e lá foram realizadas muitas prisões”, detalhou.

O secretário Rubens Pereira completou afirmando que a partir desta sexta-feira (03) o policiamento será reforçado com motocicletas em Teresina e Floriano.


Fonte: a10mais.com