Últimas

AO VIVO | APOIE

Governo prorrogação prazo de atualização de dados no Cadastro Único por mais 30 dias

sexta-feira, 14 de outubro de 2022


 O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 30 dias o prazo para famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) atualizou seus dados. Após o fim do prazo, quem foi convocado e não atender à revisão cadastral terá benefícios, como o Auxílio Brasil, bloqueados.

Foram convocadas mais de 1,4 milhões de inscritos no Cadastro Único, com segundo cadastros familiares pela última vez em 2016 ou 2017. Destas, 757 mil são beneficiárias do Auxílio Brasil, o governador. As famílias que atualizaram os dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Até o outubro, o último, informado de que o governo não recebeu 263, as famílias estavam com os dados desatualizados o início do início do problema, o que ocorreu o risco de acidente do início do procedimento.

É possível atualizar os dados cadastrados no CadÚnico pela internet, sem enfrentar filas nos postos de atendimento do social.

Pelo aplicativo do Cadastro Único, o responsável familiar pode consultar sua situação cadastral. O download para Android está disponível no Google Play. Para aparelhos iOS, acesse uma Apple Store. Se preferir, pode acessar o site cadunico.cidadania.gov.br.

Para a atualização do aplicativo é necessário estar logado no Gov.br. O aplicativo do aplicativo ou versão web é exibido dentro da opção de Atualização Cadastral por Confirmação.

Se após revisar todos os dados, o garante que os dados de endereço, integrantes da família sejam iguais e as informações de escolaridade e renda de manutenção, sem para incluir, excluir ou alterar, basta fazer uma atualização cadastral por atualização.

Se pelo menos houver um dado a ser modificado, é necessário que o Responsável Familiar compareça a um posto de atendimento do Cadastro Único para atualizar o familiar. Confira os empregos no site https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.

Além disso, se o cadastro da família tiver alguma pendência, como por exemplo, se estiver sem responsável ou estiver incluído na Averiguação Cadastral, não será possível atualizar via aplicativo. Nesse caso, a família deve ir ao posto de atendimento do Cadastro Único.

É preciso estar atento a todos os dados informados. Deixar declarar uma informação ou declarar informações incorretas, pode excluir a família CadÚnico e considerar crime.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ATUALIZAÇÃO

O Responsável pela Unidade Familiar (RF) deve levar seu CPF ou título de eleitor e também, pelo menos, um documento para cada pessoa da família, dentre os seguintes:

- Certidão de nascimento
- Certidão de casamento
- CPF
- RG
- Carteira de trabalho
- Título de eleitor
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), se a pessoa para indígena

PORQUE ESTÁ HAVENDO UMA REVISÃO CADASTRAL

A revisão de dados é feita todos os anos pelo governo federal para evitar fraudes. As famílias com informações desatualizadas são pelo extrato de pagamento do benefício ou na conta de energia elétrica para resolver a situação. De acordo com as regras do programa, os dados devem ser atualizados a cada dois anos.

A atualização também é obrigatória sempre que algum membro civil mudar de endereço ou de telefone, alterou em sua renda mensal ou no estado de nascimento, adoção ou morte de membro da família.

Caso a família fique mais de quatro anos sem atualizar os dados, seu registro pode ser removido do cadastro.

O CadÚnico é o principal instrumento do país para identificar e caracterizar como famílias de baixa renda desde 2003. Estar inscrito no cadastro é obrigatório para se candidatar a benefícios sociais como Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás, Programa Minha Casa Minha Vida/Minha Casa Verde Amarela, Auxílio Brasil, entre outros federais, estadual e municipal.

Até dezembro deste ano, todas as famílias regularmente cadastradas no Cadastro Único que atenderam à qualificação de elegibilidade do Auxílio Brasil receber, no mínimo, R$ 600 por mês.

Neste mês, mais de 21,13 milhões de famílias receberam o auxílio. Desse total, 81,5% são chefiadas por mulheres.

Fonte: Folhapress (Ana Paula Branco)