Últimas

AO VIVO | APOIE

CAIS/PMPI: Realiza em Piracuruca, um ciclo de palestra sobre a prevenção a saúde do Policial Militar

sexta-feira, 23 de setembro de 2016
O Centro de Assistência Integral à Saúde da Polícia Militar do Piauí (CAIS/PMPI), realizou em Piracuruca, no Auditório da Usina de Cultura,  um ciclo de palestra preventivas a saúde do Policial Militar onde foi desenvolvidos vários temas.

O Centro de Assistência Integral à Saúde da Polícia Militar do Piauí (CAIS/PMPI) é o órgão responsável pela assistência integral à saúde do policial militar e aos que necessitem de atendimento médico e reabilitação através de acompanhamento psicológico, psiquiátrico, assistência social, enfermagem, psicopedagógico, arte-terápico, clínico, educação física, religioso, fisioterápico e fonoaudiológico, visando uma qualidade de vida no trabalho (QVT).

Compete ao Centro de Assistência Integral à Saúde. desenvolver ações e programas preventivos e interativos, para os integrantes da Corporação e curativas para o policial militar que se apresenta como usuário ou dependente de substâncias psicoativas. Objetiva reinserir o paciente ao convívio familiar, social e profissional, resgatar o indivíduo em sua saúde física e mental, realizar triagem para delimitar a dinâmica do tratamento, manter uma estreita ligação com o Hospital da Polícia Militar, realizar programas de combate ao estresse, antitabagismo, e seguir as diretrizes emanadas do Comandante Geral e da Diretoria de Saúde, dentre outros.

Capitão Marcos, que é psicólogo Hospital da Polícia Militar, fala sobre os trabalhos desenvolvidos com os policiais militares: 

Capitão Marcos, psicólogo do Hospital da Polícia Militar
“É um trabalho novo, com a implantação de um Centro de Assistência Integral a Saúde do Policial Militar- CAIS, e estamos realizando esses eventos preventivos a saúde do militar e apontar a necessidade de prevenir, pois, esse profissional esta diariamente no combate a criminalidade, então temos que ter cuidado na prevenção de possíveis transtornos como stress, depressão, ansiedade dentre outros, e tudo aquilo que possa está interferindo na qualidade de suas atribuições, já fomos e em alguns municípios e temos o planejamento de cobrir o Estado por inteiro”. Conclui

enfermeira Dayna
A enfermeira Dayna ministrou uma palestra sobre a saúde do homem, mostrando que o homem precisa ter todo o cuidado desde a pressão arterial como a realização do exame de próstata e assim prevenir posteriores doenças, e logo após foi ministrado pelo psicólogo e Capitão Marcos, uma palestra sobre depressão e suicídio e o perigo da arma para os militares que podem sofrer desses transtornos.

Padre Capelão F. Alves
Padre Capelão F. Alves que também faz parte desse Centro e presta o serviço de assistência religiosa, fala um pouco de sua história dentro da policia militar: “ A capelania dentro da polícia é instituído por Lei Federal, tanto que temos essa assistência religiosa dentro das Forças Armadas e nas Forças Auxiliares, Polícias e Corpo de Bombeiros, e trabalhamos a parte espiritual e a religiosidade, e assim possamos preparar o policial para suas funções, não atuo como policial, somente como padre, e ministro os casamentos, batizados dos militares no Estado todo”, finaliza.