Últimas

AO VIVO | APOIE

Incêndio florestal atinge assentamentos causando prejuízo de meio milhão de reais em São José do Divino

domingo, 9 de outubro de 2016
Um grande incêndio florestal ocorrido no último dia 05 de outubro, causou grandes prejuízos a mais de 55 famílias que moram em assentamentos rurais do município de São José do Divino-PI. O fogo consumiu cerca de 380 hectares de terra destruindo tudo a sua frente. Mais de 80 hectares de pasto que servia de alimento para os animais foi incinerado, Lagoa foi o assentamento mais prejudicado, localizado na região do Mocambinho.

O incêndio foi notado por volta de 11h da manhã, desesperados os moradores da região arriscaram suas próprias vidas para salvar os animais e apagar o incêndio. Na correria um trator da associação do assentamento Lagoa foi consumido pelas chamas.

Há relatos e fortes evidências que o fogo possa ter sido ocasionado pela rede de distribuição da Eletrobras, onde foi possível identificar a fiação baixa e postes prestes a cair, devido a rachaduras e outras falhas.
 


O ocorrido já havia sido registrado em pequenas proporções em anos anteriores, provavelmente pelos mesmos motivos, mais nada foi feito pela empresa de distribuição de energia, este ano, o tempo seco e ventos fortes, fizeram com que o fogo se alastrasse rapidamente.

”Os ventos fortes e a rede com os fios moles e baixos nos levam a crer que a fiação possa ter encostado uns nos outros ocasionando pequenas fagulhas que ao cair no mato seco, rapidamente virou grandes labaredas, ocasionando este cenário triste de destruição”, pontuou o morador Raimundo, ex-presidente da associação Lagoa.

O incêndio só foi possível ser controlado dois dias depois, segundo os moradores os prejuízos ultrapassam meio milhão de reais, mais de 150 cabeças de gado, além de ovinos e caprinos, ficaram sem pasto. A polícia foi acionada e um B.O. foi registrado.

A representante da associação Maria da Conceição, mais conhecida como “Du”, que defende os interesses dos assentados, entrará com uma representação jurídica, para que os danos ocasionados pelo incêndio sejam resgatados.