Últimas

AO VIVO | APOIE

Escola de Piracuruca tem nome alterado após lei que proíbe nome de ditadores em prédios públicos

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
Por Rhennan Carvalho

O Centro Estadual de Tempo Integral Presidente Castelo Branco em Piracuruca, passa a se chamar Centro Estadual de Tempo Integral Inês Maria de Sousa Rocha. A unidade foi a primeira do estado a mudar de nome, seguindo a lei estadual que proíbe que prédios públicos levem o nome de pessoa que constem no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade. 

O centro de ensino, que pertence à 3ª Gerência Regional de Educação, levava o nome do primeiro presidente da ditadura militar, Humberto de Alencar Castelo Branco. 


Em 2019, a Secretaria de Educação informou que a mudança no nome se daria somente em 2020 para que a alteração não provocasse entraves no repasse de recursos, para o início do período letivo, junto ao Ministério da Educação

O Conselho Estadual de Direitos Humanos provocou a Secretaria Estadual de Educação solicitando a mudança no nome da escola em Piracuruca. 


O novo nome foi escolhido após reunião envolvendo professores e representantes estudantis com o acompanhamento da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar, da Secretaria Estadual de Educação.

Lei

A Lei Estadual nº 7248/2019, sancionada pelo Governador W. Dias no dia 11 de setembro de 2019 veda "atribuir a prédios, rodovias e repartições públicas, e bens de qualquer natureza pertencente ou sob gestão da Administração Pública Estadual direta e indireta nome de pessoa que conste no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade de que trata a Lei Federal n9 12.528/2011 como responsável por violações de direitos humanos"