Últimas

AO VIVO | APOIE

Xand Avião fala sobre diminuir exposição da vida privada na web e de novo álbum sem DJ Ivis

domingo, 26 de setembro de 2021
 
Diferentemente da música “Superação digital”, em que narra a história de uma ex que tenta esconder a sofrência do término vivendo uma vida de aparências nas redes sociais, Xand Avião está cada vez mais desconectado desse mundo. Ou melhor, tem preferido usar as ferramentas virtuais para divulgar seu trabalho, sem mostrar tanto sua vida. Dez minutos antes de a entrevista por vídeo com o EXTRA começar, no entanto, ele viu seu nome envolvido em uma polêmica. Precisou se desculpar por um vídeo que viralizou, em que retirou do palco, de forma considerada grosseira, o humorista Cremosinho, convidado pela produção do evento para uma apresentação.

— Estou totalmente errado. Foi uma brincadeira da minha parte, mas sem necessidade. Eu enxerguei assim, mas ele não entendeu dessa forma e tem toda razão. Fui deselegante. Vi o vídeo e percebi. Não sou assim. Quando esse tipo de coisa acontece, fico chateado pelo que fiz, abaixo a cabeça, reflito e peço desculpa. Já liguei para ele e conversamos — explica Xand.

Recentemente, entretanto, outro episódio ligado à sua vida privada ganhou destaque. A ex-mulher do artista, Socorro Carvalho, reclamou nas redes sociais que o potiguar não dá o mesmo padrão de vida aos filhos que tiveram juntos em relação aos herdeiros que o cantor tem do segundo casamento.

— Isso não é verdade. Está aí outro motivo para me desligar cada vez mais desse universo digital. Fiquei chateado porque quem deveria reclamar são meus filhos, que já são maiores de idade. Minha mais velha tem 21 anos e o segundo, 19. Não são crianças. Eles só não moram comigo em Fortaleza porque preferem viver no Rio Grande do Norte — desabafa o músico de 39 anos, que é pai de quatro filhos e compartilha fotos com todos eles regularmente.

A verdade é que esses detalhes da vida íntima parecem não afetar sua carreira musical. Os bons números no streaming e em visualizações no YouTube só reforçam o poder de Xand no meio artístico, ainda mais num momento em que o forró só cresce em destaque no país.

— Estou feliz demais com o reconhecimento do forró no Brasil. Durante a pandemia, sem fazer shows, conseguimos feitos inéditos, paradas de sucessos lideradas por artistas do gênero. O forró sempre foi discriminado como algo de baixa qualidade ou para ser ouvido apenas em época de São João. Estamos rompendo essas barreiras e vejo esse gênero finalmente ocupar o lugar que merece — vibra.

Até por isso, são altas as expectativas com o álbum “Viva la vida”, gravado na Lagoa do Uruaú, em Beberibe, no Ceará, que inclui o single “Bebi até cair”. O projeto começou a ser idealizado quando DJ Ivis, grande parceiro de Xand, ainda não tinha sido denunciado, e mais tarde preso, por agredir a mulher:

— O que Ivis fez não tem desculpa. Eu sou contra qualquer tipo de agressão, ainda mais contra mulher. Se nada disso tivesse acontecido, certamente ele teria produzido mais este álbum conosco e teria alguma assinatura dele como diferencial. Temos que reconhecer, ninguém vai apagar o talento do cara. Ele revolucionou o forró. Mas, graças a Deus, não precisamos regravar nada (só para retirá-lo), porque ele já não estava mais envolvido em determinada altura.

Decisões como essa passam também pelo lado empresário que Xand viu aflorar na pandemia. Além de cuidar dos próprios passos, ele passou a gerenciar outros talentos. Zé Vaqueiro, por exemplo, é um fenômeno que tem dado muito certo. O próximo passo é investir em um festival só de forrozeiros, o Viiixe, que vai passar, em 2022, por algumas capitais brasileiras (incluindo o Rio). O modelo lembra o “Amigos”, do sertanejo:

— Nunca teve um festival assim, até porque antigamente não tínhamos força para lotar espaços. Hoje, já conseguiríamos ter 20 mil pessoas em Belo Horizonte. Minas Gerais é o estado que mais escuta o Zé Vaqueiro. Não tem uma explicação, isso nunca ocorreu antes. Sertanejo é uma escola. Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano estão aí há anos, fazem shows juntos, e a música é quem ganha. Nesse modelo, a união faz a força. O forró só tem a se beneficiar. Que bom que temos em quem nos inspirar.

A primeira edição do Viixe começa dia 12 de março de 2022: Vitor Fernandes, Zé Vaqueiro, João Gomes, Xand Avião, Tarcísio do Acordeon e Nattan estão no elenco.

Fonte: Extra